Prefeitura Municipal promove a 2ª Semana Municipal do Meio Ambiente

Por Secretaria de Agricultura

Baixar Arquivo
Prefeitura Municipal promove a 2ª Semana Municipal do Meio Ambiente

A Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio (SEFAICO) realizará entre os dias 05 a 11 de junho de 2022, a 2ª Semana Municipal de Meio Ambiente.

O Prefeito Jamis Silva institui a Semana Municipal do Meio Ambiente no ano de 2021, através da Lei nº 1.825 (26/08/2021), a ser iniciada sempre no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho.

A temática da semana é “Cuidar do Meio Ambiente, um dever de todos”, que tem como objetivo promover a ampliação da consciência e educação ambiental da população com foco na preservação da biodiversidade e conservação dos recursos naturais.

A programação terá ações como postagens em redes sociais, palestras, panfletagem digital e presencial, produção de desenhos, redações, pesquisas, fotos e produção e postagens de vídeos e visitas de campo (Centro de Triagem da Coleta Seletiva e Aterro Sanitário). As ações abordarão temas como consumo sustentável, coleta seletiva dos resíduos sólidos, combate às queimadas urbanas e rurais e produção de alimentos orgânicos.

O público-alvo são gestores e funcionários públicos, professores e estudantes da rede estadual e municipal e privada, organizações sociais urbanas e rurais e sindicais, conselhos municipais, agentes comunitários de saúde e a população em geral.

Segundo Vagner Meira, Secretário de Agricultura e organizador do evento, várias ações serão implementadas e promovidas pela Prefeitura Municipal durante a semana visando à proteção do meio ambiente do município, com destaque a adesão a Agenda A3P, Programa Cidade Mais Verde e Cadastro Ambiental Urbano do Ministério do Meio Ambiente; instalação de Eco Pontos de Coleta Seletiva; criação do Comitê Municipal de Educação Ambiental; Campanha Contra Queimadas Urbanas e Rurais; Projeto Adote e Plante 01 Árvore, criação do Departamento de Meio Ambiente (Lei Complementar Nº 068, de 13 de maio de 2022), dentre outras iniciativas.

O evento será realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Planejamento e Obras e Serviços Públicos, Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAR), Escolar Estaduais e Municipais, Comitê Municipal de Educação Ambiental, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Empaer-MT, Indea, Consórcio Nascentes do Pantanal e a empresa Soroteca.